Que Assunto Mais lhe Interessa?


Acesse: www.meadiciona.com/somnacasa

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ao Contrário do que diz o Faustão: Quem Sabe Faz no Studio!




Quem Sabe Faz Só ao Vivo?

Todos conhecem o famoso bordão do Faustão: “Quem sabe, faz ao vivo”. Porém, quem trabalha com produção musical sabe que as coisas não são bem assim. É, de certa forma, completamente o oposto!

Talvez você se pergunte, mas como assim? Muito simples! Podemos começar por um item que é – para muitos músicos – um grande pesadelo: o metrônomo! Só você falar dele na hora de gravar muitos ficam nervosos e entram em desespero, arrancam os cabelos, etc... Rs (Principalmente bateristas!)


Mas o que é?

Para você que não sabe o que é, o metrônomo é um recurso usado para deixar a música sempre no mesmo ritmo (não na mesma batida, mas no mesmo tempo, andamento) , mantendo a uniformidade entre os versos que seguem numa canção. Esse recurso, além de alinhar tudo isso, serve basicamente para auxiliar nas etapas de edição musical, adicionando ou repetindo trechos, ou até mesmo retirando excessos,etc... enfim, possibilita ao produtor musical poder montar o quebra cabeça da forma que melhor achar adequada à música que gravou.

Mas isso é Coisa de Amador, Certo? ERRADO!

Quem acha que somente amadores tem problemas com o metrônomo não se engane, pois muitos artistas consagrados também já passaram sufoco na hora de usar o “bixo papão” musical, gente que você nem faz idéia!

Esses dias, conversando com um amigo, também produtor musical, ele me revelou que já havia feito, obviamente sem querer, alguns clientes chorarem na hora de gravar! Embora seja engraçado e trágico ao mesmo tempo, é uma coisa realmente possível, pois o nervosismo às vezes é maior no estúdio que nos palcos, já que há uma pressão para que tudo fique o mais perfeito possível, uma vez que está se fazendo um registro que será eternizado!

Qual o Segredo Então?

Não nascemos sabendo de tudo, não é mesmo? Então lógico que tudo depende de treino para ser aperfeiçoado. No começo eu também não conseguia usá-lo direito e sempre me atrapalhava um pouco na hora de gravar. Hoje em dia às vezes também dou umas trancadas, isso é normal.  O grande segredo é estar sempre praticando, estudar, alternar ritmos etc... e assim com o tempo desenvolver naturalmente a habilidade para gravar com o metrônomo. Quanto ao produtor, cabe deixar o artista sempre tranqüilo e buscar que ele se concentre ao máximo na hora de gravar, para que possa captar com maior qualidade a menor quantidade de takes possíveis.


QUEM SABE, FAZ NO STUDIO!

Brinde: confira a Zélia Duncan gravando num momento super descontraído:


Tem Banda Mas Não Tem Muita Grana para Gravar Sua Demo? 
Grave mais Barato com o Som na Casa!

Tá esperando o que? Participe da nossa comunidade - www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115505040 - baixe e preencha (sem compromisso) o arquivo “Proposta de gravação” e envie para o email somnacasa@hotmail.com . Sua proposta será avaliada e conforme houver  brechas na agenda de gravações sua banda poderá em breve estar participando do projeto. Não fique fora dessa!

Siga  nosso feed e receba automaticamente futuras postagens sobre o rock, música, produção musical, gravação... etc: http://projetosomnacasa.blogspot.com/feeds/posts/default 

Adicione também todos outras redes sociais interligadas ao projeto em: www.meadiciona.com/somnacasa

#PrayForRock  Twitte essa idéia!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que tem a dizer?