Que Assunto Mais lhe Interessa?


Acesse: www.meadiciona.com/somnacasa

segunda-feira, 25 de julho de 2011

6 Dicas Importantes de Gravação e Pré-produção Musical para Aumentar a Qualidade das suas Demos




Toda banda ou artista que cria suas próprias músicas quer e deve fazer o registro da sua obra, seja através de uma gravação demo, um vídeo, ou seja lá qual for o método que escolher para isso. Para obter o máximo resultado possível com qualidade nas suas demos, aqui vão algumas dicas simples e fundamentais, que fazem toda diferença:



1 Elabore Antes


Parece besteira, mas cansei de ver pessoas que vão gravar uma música e cada vez a executam de uma maneira diferente. Caso isso não for intencional - com a finalidade de estar sempre renovando a música - procure elaborá-la e estruturá-la antes de gravar, deixando bem claro e anotando em um papel a ordem dos trechos que nela existem: introdução, verso, refrão, solo, ponte, final... etc.  (Sempre que possível guarde esse papel e quando for gravar leve-o e mostre ao produtor para ajudá-lo a “visualizar” a música).


2 Faça uma Pré-produção


Apesar da etapa acima fazer parte da pré-produção também, vale a pena salientar o quão importante é esse processo. A pré-produção nada mais é do que definir a “aura” da música, escolhendo os instrumentos, timbres, músicos e técnicas que melhor se adéquam e ajudam a transmitir o que ESSA MÚSICA em específico pretende transmitir. Por exemplo, uma balada fica sempre muito bem em piano, violão e voz;uma música mais agressiva sugere guitarras pesadas, bateria e baixo encorpados, voz mais gritada... etc.
Depois de definir quais instrumentos serão mais apropriados para a mensagem que vai transmitir, desenvolva os arranjos, crie os solos, pense nas linhas do vocal principal e dos backings- se houver -. Tenha tudo bem planificado, ou “redondo”, para o momento que for gravar. (Tudo que foi definido aqui também pode e deve ser anotado no mesmo papel que foi dito acima).


3 Capriche nos Instrumentos


Aqui é onde muitos falham e terminam por detonar o que poderia ser uma ótima demo. Sempre que possível, mantenha seus instrumentos regulados e preferencialmente guardados num hard case – não bags, aqueles duros mesmo! - , que protegerá seu instrumento, evitando que você precise a todo momento mandar regulá-lo novamente, afinal, melhor gastar bem e uma vez só do que estar sempre gastando aos poucos, não é?


4 Cordas Novas Trazem Mais Vida e Mudam Tudo


Além dos instrumentos estarem regulados, é vital que estejam com cordas novas, pois depois que você gravar e o  som ficar com aquela cara sem vida, nem o melhor produtor do mundo poderá salvar o timbre do que foi captado.  No contra-baixo, aquele timbre “estalado” só é viável com encordamentos “estalando” de novos, fora que se perde muito da definição do som do instrumento com cordas já “batidas”.
Compre cordas novas e as coloque uns 5 dias antes de gravar, para dar tempo delas “amaciarem” no instrumento, caso contrário você corre o risco delas ficarem desprendendo e desafinando durante a gravação, e isso é MUITO RUIM.


5 Ensaie as Músicas e Aqueça Bem Antes de Gravar


Tenha a música bem ensaiada e os músicos bem entrosados antes de partirem para gravação, pois nenhum produtor ou o próprio artista gosta de ter que refazer centenas de vezes o mesmo trecho por erros bobos.
Pouco antes de gravar, os músicos e o(s) vocalista(s) devem se aquecer, fazendo exercícios para que assim consigam ter o melhor desempenho possível na hora que o REC estiver piscando.



6 Seja Amigo do Metrônomo


Para finalizar, uma das coisas que separa amadores de profissionais é, sem dúvidas, o uso do metrônomo. O metrônomo tem por função estabelecer o andamento da música e criar uma uniformidade rítmica, fazendo que toda a canção fique no tempo certo, facilitando e muito a posterior edição e adição ou subtração de trechos, conforme for preciso.
Pratique e acostume-se a usá-lo, ele será seu grande aliado (e mais ainda do produtor!) na hora de gravar e também ajudará você a desenvolver seus talentos.


Pronto! Só dar o REC!


Seguindo essas simples dicas você perceberá que a qualidade das suas demos aumentará drasticamente, você perderá menos tempo, menos dinheiro e o produtor vai gostar de trabalhar com você, pois verá comprometimento da sua parte, e não há nada que melhor recompense um produtor do que trabalhar com gente que ama e se dedica ao que faz.
Um abraço e boas gravações!

Se você gostou desse artigo e o achou útil,  compartilhe conhecimento com seus amigos no twitter, copiando e colando a setença a seguir: 6 Dicas Importantes de Gravação e Pré-produção Musical para Aumentar a Qualidade das suas Demos:  Toda banda o...
 


Tem Banda Mas Não Tem Muita Grana para Gravar Sua Demo? 

Grave mais Barato com o Som na Casa!

Tá esperando o que? Participe da nossa comunidade - www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115505040 - baixe e preencha (sem compromisso) o arquivo “Proposta de gravação” e envie para o email somnacasa@hotmail.com . Sua proposta será avaliada e conforme houver  brechas na agenda de gravações sua banda poderá em breve estar participando do projeto. Não fique fora dessa!

Siga  nosso feed e receba automaticamente futuras postagens sobre o rock, música, produção musical, gravação... etc: http://projetosomnacasa.blogspot.com/feeds/posts/default 

Adicione também todos outras redes sociais interligadas ao projeto em: www.meadiciona.com/somnacasa

#PrayForRock  Twitte essa idéia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que tem a dizer?